Redes sociais ajudam o consumidor a reclamar e defender seus direitos
Com as novas tecnologias, elogios e reclamações sobre estabelecimentos e serviços se multiplicam, e a eficiência da propaganda boca a boca aumenta.
"A comida não é boa", "O prato é pequeno, mas saboroso", “O preço é alto, pelo que oferecem". Opiniões como essas estão cada mais presentes nas redes sociais. São avaliação sobre diferentes serviços como bar, hotel, balada e lojas de todo o Brasil.
“O usuário acessa o site e procura, por exemplo, por restaurantes próximos. Ele já consegue saber quais pratos destes restaurantes que os usuários mais gostaram”, explica Bruno Yoshimura, criador do site.
Esse boca a boca virtual ganha cada vez mais espaço. Há um ano e meio, os amigos Bruno Yoshimora e Allan Kajimoto aproveitaram a ideia para montar uma página na internet, que já tem seis milhões de visitantes por mês.
Allan comenta que indicação de uma pessoa próxima tem mais valor do que o marketing do próprio estabelecimento. “Se você tem um amigo que fala que tal restaurante é legal, você vai dar muito mais valor do que se o próprio restaurante mandasse um e-mail para os clientes”, comenta.
Fernanda Lempek visitou a página e reclamou do gengibre nos bolinhos. E não sai de casa sem dar uma ‘espiadinha’. “A gente já sai de casa sabendo o que vai encontrar” diz a técnica em segurança trabalho.
Outra página na internet tem mais de quatro milhões de acessos por mês. A maioria dos comentários são de reclamações de consumidores insatisfeitos com os atendimentos que receberam.
Os comerciantes e empresários querem saber o que o consumidor pensa. Alguns empresários chegam a contratar empresas de monitoramento que acompanham todos os comentários dos clientes. Depois de analisar e reunir as informações eles repassam para as empresas que estão sendo criticadas ou elogiadas.
“Uma coisa que você fala para um amigo, e se multiplica para dois ou três, nas redes sociais isso replica pra 300, e de forma muito mais rápida. Isso pode derrubar uma marca se for um problema grave e também pode levantar uma marca se for uma coisa boa”, declara Pedro Bannura, diretor de empresa de monitoramento.
Durante 15 dias o publicitário, Rafael Daibs, tentou de tudo para resolver o problema da conta da internet. Sem sucesso, acabou colocando a reclamação na rede, e a resposta foi rápida. “Como consumidor a gente ganha poder, voz. O que eu falo pra um pode alcançar 100 mil pessoas”, afirma.
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